Prefeitura de São Jerônimo vai construir dois novos postos de saúde e realizar 14 milhões de reais em obras asfálticas

03/05/2019

Ao todo, mais de 30 ruas serão pavimentadas
 

 



Em entrevista para o Meta Notícias na última quinta-feira (2), o prefeito de São Jerônimo, Evandro Heberle, afirmou que nos próximos meses serão investidos 14 milhões de reais em pavimentação no município. Além disso, será realizada a construção de novos postos de saúde no bairro Rincão dos Correias e na Quitéria, além da reforma do posto do bairro Campo Bom.

 

O prefeito também ressaltou que emendas parlamentares recebidas pelo município vão propiciar outras obras ao longo da gestão, como a reforma da praça central e entrada da cidade, além de construção de pontes de concreto em pontos específicos do município.

 

Evandro afirma que a Secretaria de Saúde receberá novos veículos para atender a comunidade. Desde que assumiu a administração do município foram implementadas diversas medidas em relação a saúde, com aumento de programas e convênios. Atualmente, o município investe 22% de todo orçamento na área da saúde, enquanto o obrigatório é 15%.

 

Postos de Saúde
 

Para a construção do posto de saúde no bairro Rincão dos Correias, foi realizado um convênio com os moradores locais, onde a prefeitura vai arcar com os materiais. Já a associação e demais pessoas da comunidade vão colaborar com a mão de obra. Já para a construção do posto de saúde no distrito Quitéria, serão utilizados recursos garantidos da união. Conforme Evandro, o atual posto de saúde da localidade está em más condições para atender a população.

 

O posto de saúde do bairro passo d’areia será um grande marco para o município, segundo o prefeito Evandro:

- “Vai beneficiar os bairros ao redor. Será a maior obra física construída. Capacidade para atender 10 mil pacientes”, ressaltou.

 

Assistência Social, Educação e Segurança
 

Atualmente, a administração trabalha com dois Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, que oferece para os bairros oficinas de dança, culinária, esporte entre outras atividades que assistem a comunidade carente.

 

No que diz respeito a Educação, no final deste ano e início do ano que vem, serão uniformizados todos os alunos da rede municipal de ensino. O orçamento reservado para a educação em São Jerônimo é de 32%, enquanto o obrigatório é 25%.

 

Na segurança, a administração articulou junto ao Governo do Estado para a aquisição de novos veículos para a Brigada Militar e Polícia Civil, além de um novo caminhão para o Corpo de Bombeiros Militares de São Jerônimo. Em relação ao efetivo da Brigada, com a formação dos novos soldados, a cidade deve receber novos policiais em breve.
 

Política, Região Carbonífera e BR-290
 

De acordo com o prefeito Evandro, as articulações políticas têm facilitado a liberação de recursos. O Governo Estadual, atualmente, é gerido pelo PSDB, do Governador Eduardo Leite, mesmo partido do Evandro, em São Jerônimo, o que torna mais fácil o diálogo entre os poderes. Já em Brasília, segundo o prefeito, são em torno de 18 deputados que ajudam o município ativamente.

 

No fim de abril, lideranças da Região Carbonífera se reuniram com o Secretário de Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, para incluir a estrada que liga Arroio dos Ratos a São Jerônimo no orçamento para pavimentação. Os primeiros passos para iniciar as obras já foram dados, contudo, segundo o Governo, é preciso algumas articulações até que a obra receba os recursos financeiros. Uma das soluções seria as lideranças da região procurarem deputados estaduais na Assembleia, para que eles possam articular ações para antecipar as obras. Contudo a Obra poderá começar apenas em 2020 ou 2021.

 

Em relação a duplicação da BR-290, o prefeito acredita que apenas força política, mobilização e ascensão da economia Estadual e Federal poderão fazer a obra andar. Mas está otimista com a força que a região está criando através da união de lideranças. “Os municípios da região estão extremamente unidos pelas causas da região. São amigos, abraçam juntos e se reúnem periodicamente para tratar de assuntos do interesse de todos (...) as comunidades podem ficar tranquilas que as forças políticas estão trabalhando muito para que possam beneficiar a região como um todo ”, finalizou.

Fotos: Ticiano Marins

Please reload

© Copyright 2019 - 2020 Grupo Meta News. Desenvolvido por Gath Soluções

META LOGO2 (1).png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube