Em convenção, MDB reelege Krumel para presidência e indica Joel Maraschin como pré-candidato a prefe

Cerca de 70 filiados compareceram a sede do MDB de Butiá na manhã deste sábado (24), para definir o futuro do partido nos próximos dois anos.

A legenda que esteve afastada mais de duas décadas do cenário político da cidade, promete inovar em 2020 com uma possível candidatura própria. Foi esse o principal assunto dos emedebistas butiaenses durante a realização de sua convenção para eleição do diretório 2019/2021, da nova executiva e do núcleo da juventude.

O atual presidente, Luiz Antônio Krumel, foi reconduzido para mais uma gestão frente ao MDB, que hoje conta com uma cadeira na Câmara de Vereadores de Butiá, com o jovem vereador Joel Maraschin. Maraschin foi eleito 24 anos após o partido ter conquistado sua última cadeira no voto, na oportunidade, coincidentemente, a cadeira fora de Krumel.

Luiz Antônio Krumel comandará o MDB

- O partido está aberto a conversação com todas as legendas para tratar sobre as eleições de 2020, porém temos uma oportunidade do partido também traçar seu próprio caminho. O Joel é jovem, líder, tem trabalho reconhecido, e é o nosso nome mais qualificado hoje para encabeçar o processo, afirmou Krumel em seu discurso quando divulgou da indicação do vereador Joel Maraschin como pré-candidato a Prefeito de Butiá em 2020, pela sigla.

Porém, a decisão sobre o futuro do partido passará por diversas etapas. A nova executiva eleita deverá se reunir na próxima semana para alinhar algumas estratégias, seguido de reunião geral do diretório no mês de setembro. O martelo mesmo sobre a candidatura própria do MDB só será chancela no primeiro trimestre de 2020.

Em seu discurso, Maraschin agradeceu as pessoas que deram a confiança do voto a ele, onde pode fazer desta oportunidade nas urnas um mandato extremamente qualificado como vereador, extraindo da Câmara uma experiência ainda maior para entender as necessidades de Butiá e se qualificar para poder, se o partido assim decidir, concorrer a prefeito ou vice na próxima eleição.

- É possível sim reescrever a história de Butiá, buscarmos modernizar nossa infraestrutura, ter uma gestão eficiente que gaste com aquilo que de fato é necessário para população, e principalmente, dar dignidade ao povo buscando trazer empregos para a nossa cidade. Não é uma tarefa nada fácil falar sobre isso depois de mais de uma década de um mesmo modelo de administração que pouco fez a cidade evoluir, mas se assim decidirem, eu estou pronto a encarar esse desafio, finalizou Maraschin.

Agora além do PT, que deverá reconduzir o atual Prefeito Daniel Almeida para reeleição, e do PDT, que lançou Carlinhos da Charrua como pré-candidato a prefeito na semana passada, o MDB entra na disputa, lançando a terceira via de candidatura para Prefeitura de Butiá para 2020. QUEM É O FUTURO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DO MDB DE BUTIÁ? Joel Maraschin é o segundo vereador mais novo da história de Butiá, eleito aos 28 anos de idade para o cargo no pleito de 2016. Nascido e criado em Butiá, Joel é filho da líder comunitária, Jô Cabeleireira e do empresário Ernesto Maraschin Filho, ex-propietário da fábrica de sabões Maraschin, ambos já falecidos. Jornalista e empresário, Maraschin começou a carreira política no Partido Progressista, onde militou dos 16 aos 26 anos, quando concorreu a primeira vez a vereador em 2012, não se elegendo por 50 votos, ficando de 1º suplente naquela eleição.

​Na Câmara de Vereadores se destacou pelo mandato de oposição ao atual governo, com discurso forte referente a ineficiência do Poder Público em aplicar recursos onde mais se necessita, a irresponsabilidade de gastos sem limites com a contratação de pessoas e a inoperância de alguns setores. Nas pautas legislativas trabalha forte na questão da segurança pública e do desenvolvimento econômico, onde tem rodado o Estado do RS junto da Fundação Ulysses Guimarães falando sobre empreendedorismo, inovação e economia criativa. É vice-coordenador do MDB na Região Carbonífera, integrante do Diretório Estadual da Juventude Estadual do MDB e concorre na próxima quinta-feira (29) a Presidência Estadual da Associação dos Vereadores do MDB-RS, que possui mais 1.000 vereadores em todo Estado.

EXECUTIVA DO MDB 2019/2021

Presidente: Luiz Antônio Krumel

1º vice – Igor Espinosa

2º vice – Jaime Marques

Secretário Geral – Joel Maraschin

Secretário Adjunto – Professor Aleixo

Tesoureiro – Antônio Carlos Oliveira Presidente do Núcleo de Juventude - Anderson Gomes