Quando procurar um Terapeuta? O que é, e qual a importância da Arteterapia?

Primeiramente, um terapeuta é um profissional que encontra em si um equilíbrio energético interior de propiciar o bem ao próximo, possui uma paixão pela alma humana, vive a prática da autoanálise, da análise (anamnese) e auxilia a reestruturar o todo do outro e de si próprio.

As pessoas em dados momentos tem uma solidão interior e este fator é dolorido, causa angústia, sofrimento, porque tudo que gostariam é de ter a solução e a empatia do outro, mas não conseguem aproximar-se do seu objetivo, a cura. Tem sonhos e não conseguem realizá-los, como uma conquista econômica, material, emocional, uma doença, e assim, após sucessivas tentativas sem sucesso se perguntam, “porque comigo? O que fiz para merecer? Será que fui tão ruim que não mereço nada de bom? Será que só remo contra a maré? Esta doença que todos os exames comprovam que não tenho nada, mas persiste, um aperto no peito, às vezes até febre tenho. E agora, será que minha vida vai ter fim assim? Ou será que eu terei que dar um fim nesta dor?”. Se você já se fez estas perguntas, então este artigo é para você.

Não temas, calma, para estas situações e problemas, existem sim soluções. O primeiro passo é buscar ajuda, é querer ser ajudado. Pois então é neste momento que entra o Terapeuta Integrativo e Complementar.

O Terapeuta este irá ser aquele profissional técnico que irá lhe ajudar de verdade, primeiro ele irá fazer uma anamnese, uma consulta com você onde irá fazer algumas abordagens apenas para um pequeno cadastro e através de uma conversa informal lhe conhecer, para fazer um diagnóstico (neste momento, caso tenha algum laudo ou resultado de exame clínico da medicina convencional, deves apresentar ao terapeuta). Após a anamnese, o terapeuta irá lhe informar quais as técnicas mais indicadas para seu tratamento que pode ser realizado em uma ou mais sessões, sendo mais provável a indicação mínima de cinco sessões.

As técnicas são várias, hoje trago a vocês a Arteterapia, indicada para todas as idades, desde a primeira infância até aos idosos e não tem contra indicação. Através do lúdico, do despertar da criatividade, do uso das artes como pintura, desenho, dramatização, dança circular e outros recursos, o terapeuta irá lhe dar o suporte para que se expresse e trabalhe com seu autoconhecimento, suas angústias, traumas, sensações de inércia, descontrole emocional e físico, casos de angustia em todos os níveis, causas de depressão, transtornos psicológicos, descontentamento com a vida, sentimento de impotência, sentimento de incapacidade e tristeza profunda, dificuldades pós-traumáticas (como cirurgias), neurotraumatismo, traumas por motivo de separação de casais e ou vínculo familiar, perda de um ente querido, e outros.

Trata de uma técnica que faz a pessoa se sentir leve, com sua vida mais organizada, reequilibrando todo seu eixo de conexão com o Universo e consigo, realinhando a vibração dos seus Chakras e fazendo na prática você obter motivos para seguir a vida com mais coragem e integração nas relações intrapessoais e interpessoais.

Assim sendo, esta é uma técnica que é parte integrante das PICs (Praticas Integrativas e Complementares de Saúde) liberadas pelo Ministério da Saúde para o SUS, tamanha sua importância e eficácia comprovada.

A Arteterapia utilizada com crianças favorece na superação de problemas internos físicos e psicológicos, bem como no desenvolvimento cognitivo e nas relações interpessoais e intrapessoais. Auxilia a desinibição e também no autocontrole, foco, tão necessários para a construção da aprendizagem e um desenvolvimento saudável da criança e/ou adolescente.

Já com idosos, a Arteterapia auxilia na autoestima, no equilíbrio corporal, na memória, nas relações interpessoais e na intrapessoal, fortalece a musculatura e o equilíbrio do corpo, foco, concentração, fortalecendo o vínculo com os outros e fazendo recriar objetivos e sonhos.

 “A arte é a expressão mais pura que há para demonstração do subconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, é criatividade, é vida” (Jung,1920).

 

Norma Denise Macedo de Paula

ND Terapeuta Holística e Reikiana

ND Terapeuta Pedagógica Holística

Professora Pedagoga Especialista em Mídias na educação

e Especialista em Atendimento Educacional Especializado

 

 

 

 

Please reload

© Copyright 2019 - 2020 Grupo Meta News. Desenvolvido por Gath Soluções

META LOGO2 (1).png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube