
As alunas Catarina Bratkowski e Luísa Hoff levam o nome de Butiá para a Mostra de Ciências e Tecnologias da Escola Açaí, em Abaetetuba, Pará
Nesta segunda-feira (02), as alunas Catarina e Luísa, do 7° e 6° anos respectivamente, estreiam na Mctea (Mostra de Ciências e Tecnologias da Escola Açaí), em Abaetetuba, no Pará. A feira acontece de 02 a 05 de dezembro e reúne trabalhos de vários estados do Brasil e de outros países.
O projeto "Por que ela está careca?", Orientado pela professora de Ciências Ellen Gonçalves, ficou em terceiro lugar na Mocitec (Mostra de Ciências e Tecnologias IFSul), em Charqueadas, oportunizando à elas uma inscrição direta para a feira. Esta é a primeira vez alunos da escola Venceslau Brás levam para outro estado um projeto. O custeio da viagem foi realizado através do empenho da professora Ellen, das mães das alunas, parcerias com empresas privadas e outros colaboradores.
O trabalho está na categoria Saúde e Sociais com o tema câncer de mama que começou da curiosidade das meninas em saber porque Denise Kalata, coordenadora pedagógica da escola, estava careca. A professora tem câncer de mama e foi inspiração para o projeto.
O grupo de mama Toque Rosa também viajou com as alunas para o Pará, levando o material desenvolvido em Butiá pelo grupo. Para Denise Kalata, é muito importante levar a conscientização a respeito sobre o câncer de mama: “É possível vida após o diagnóstico”, destacou.
A professora Ellen Gonçalves, orientadora das meninas enfatizou que, mesmo com a dificuldade financeira devido aos atrasos do pagamento pelo Governo do Estado, o grupo utilizou de recursos próprios e buscou auxílio de empresas privadas para a realização da viajem: “Orientar as meninas fora do Estado tem uma importância muito grande, é uma experiência muito legal apesar da situação educacional que estamos vivendo agora no país. Eu acredito na educação e no potencial das meninas”, finalizou a orientadora.