Espaço MetaWorking do Largo fomenta ações com o Sebrae


O Espaço MetaWorking iniciou as suas atividades em agosto deste ano, junto a redação do Grupo de Comunicação Meta News e o Café do Meta, na sala 7 do Largo do Comércio, no espaço que chamaram de Meta Office & Coffee. Além de empresas e profissionais liberais que usam as salas coworking para trabalhos e reuniões, o espaço também agregou ações conjuntas junto ao Sebrae RS.

A técnica de Atendimento do Sebrae RS na Região Carbonífera, Katherin Misura de Oliveira tem dedicado horas no espaço para contribuir com os empreendimentos locais. Os atendimentos são particulares e confidenciais, quando o empresário entende que agentes do Meta podem participar e contribuir com ações de marketing e propaganda, são convidados. O atendimento é gratuito e pode ser agendado no 3270.1289, ou na Rua do Comércio, 665, sala 7, Centro de Butiá.


O diretor Comercial do Meta, Ticiano Marins esteve presente na terça-feira (10), quando a empresária da Amariah, Roziane Araújo recebeu o canvas para traçar o seu planejamento estratégico para 2020. “É muito gratificante oferecermos este suporte aos nossos clientes e futuros parceiros do Meta” destaca Marins. “Ter o Sebrae no MetaWorking é uma grande conquista para o nosso grupo e os empreendedores de Butiá,” conclui.

O que é um canvas ( Business Model Canvas)?


Um canvas nada mais é do que um mapa. É uma forma de resumir e esboçar os pontos chave de um determinado negócio. A teoria proposta inicialmente por Osterwalder permite elaborar um descritivo de forma objetiva para responder as perguntas:

• O que é o seu negócio?

• Para quem?

• Como você fará isso?

• Quanto custa?

• Quanto você receberá por isso?



O que é um modelo de negócio?


É uma forma como uma organização cria, entrega e captura valor. Quando você se questiona como o Facebook ganha dinheiro, o que você está fazendo na realidade é tentando compreender seu modelo de negócio. Quem são seus clientes? O que vendem? De onde vem a receita?



Como preencher o Canvas


Você deve utilizar os post-its para inserir informações nos 9 blocos do canvas. Saiba o que escrever em cada bloco:

Parceiros chave: insira neste campo quais são as parcerias principais para que o seu modelo de negócios se concretize.


Atividades chave: são as atividades essenciais para que seja possível entregar a sua Proposta de Valor? Responda essa pergunta aqui neste bloco.


Recursos chave: liste os recursos necessários para viabilizar as atividades chave do seu negócio.


Proposta de valor: O que a sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor os clientes? Reflita e preencha neste bloco.


Relação com o cliente: liste como vai ser o relacionamento da sua empresa com o seu cliente.


Canais: descreva os canais de venda do seus produtos e serviços.


Segmentos de mercado: quais são os segmentos de clientes serão foco da sua empresa? Quem é o seu público?


Estrutura de custos: são os custos necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.


Fontes de receita: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor.



Quantos post-its devo inserir em cada bloco?


Não há limite de post-its, mas caso o número exceda o espaço, verifique se não está incluindo mais de um modelo de negócio em um mesmo mapa. Uma empresa pode ter vários modelos de negócios.

O que eu faço ao finalizar?

Lembre um canvas é um esboço. Compartilhe com amigos que podem contribuir para a evolução do modelo. Coloque o canvas em um lugar visível para que você possa pensar em formas de mudar para inovar.