Hospital de Butiá está pronto para atuar em caso de crise de saúde na cidade


Há mais de 30 anos presente em nossa cidade, o Hospital de Butiá já viveu tempos áureos de atendimento em nossa comunidade. Já teve um bloco cirúrgico atuante, para pequenas cirurgias, maternidade e uma internação tão qualificada como a de hospitais da capital.

Acometido por má gestão ao longo das décadas, somado a cortes de convênios com Governo do Estado e com o próprio SUS, com o passar dos anos, diversos setores de serviços do hospital foram fechados, tendo sido priorizado o atendimento de urgência e emergência da cidade e principalmente da BR-290.

Agora, com a crise de saúde pública instaurada pela proliferação do Covid-19, o Corona Vírus, que está assustando o planeta, a comunidade começou a se questionar: O Hospital de Butiá está pronto para atender possíveis casos que apareçam na cidade?

O Meta Notícias procurou o Diretor Administrativo do Hospital de Butiá, Raul Avohá, que nos recebeu nesta segunda-feira (23), juntamente com a Enfermeira Márcia Vargas, onde nos mostraram a infraestrutura que está pronta para ser usada caso nossa cidade necessite.


SALA DE TRIAGEM


O Hospital de Butiá separou duas salas de triagem para pré-atendimento da população. Uma com três poltronas para atendimentos de rotina do hospital, e uma com três poltronas também para atendimentos de casos mais severos de resfriados.



SALA DE OBSERVAÇÃO


Caso o paciente necessite ficar um tempo mais no hospital para ser monitorado, o setor de observação da emergência conta com mais duas salas, com dois leitos cada. Uma sala segue para os atendimentos rotineiros que chegam no hospital, e uma separada para casos de resfriados ou gripe que seja necessário maior atenção, medicação e cuidados.



ALA PARA ISOLAMENTO


Uma ala do hospital está preparada com quatro quartos, podendo ser colocado dois leitos em cada, recebendo até oito pacientes contaminados com o Corona Vírus, que necessitem de isolamento, mas que não estejam em situação grave. A ala conta com camas, banheiro e oxigênio.



QUARTO VERMELHO


O hospital disponibilizará ainda um quarto para isolamento total de paciente, com um respirador mecânico, para que o mesmo fique completamente isolado. O quarto possui toda estrutura básica de sobrevivência, até conseguirem um quarto de UTI em um hospital de maior porte, para remoção.



COMPREENSÃO E APOIO DA COMUNIDADE


O Diretor do Hospital, Raul Avohá, pediu colaboração da comunidade para que não se dirijam até o hospital para casos simples de gripes, resfriados e tosses.


- A comunidade tem que ser parceira e compreensível para que nosso plano de emergência funcione. Em casos tradicionais de resfriado normal, gripes, tosse, por favor, se dirijam até os Postos de Saúde nos bairros, e de lá, se for necessário eles darão o encaminhamento para o hospital. Não venham direto para o hospital, sem necessidade, informou.


Raul informou que as dificuldades financeiras são grandes, mas não estão medindo esforços para estarem prontos para darem uma resposta para comunidade nessa crise que está assustando todo mundo.


- Além de tudo isso que já mostramos, ainda podemos ativar mais 14 leitos se for preciso em um caso de extrema urgência para atendimento pré-ambulatorial. E para nossos plantões para os dias que estão chegando nós teremos a disposição por plantão: um médico, uma enfermeira, seis técnicos e auxiliares, um motorista e duas ambulâncias, uma do hospital e uma da secretaria de saúde, contou.


O Diretor ainda deixou claro que tudo está sendo preparado para atender a comunidade em caso de uma crise generalizada, por isso os agendamentos de raio-x já foram reagendados, não ficando aberta a agenda para novos exames e o setor só funcionará em caso de urgência.


- Estamos prontos para essa guerra, e temos certeza que com o apoio dos butiaenses vamos vencer de maneira rápida e eficiente, concluiu.








© Copyright 2019 - 2020 Grupo Meta News. Desenvolvido por Gath Soluções

META LOGO2 (1).png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube