Governador pede para municípios da região não emitirem mais decretos

28/03/2020

O prefeito Miguel Almeida, de Minas do Leão, presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Asmurc) e o diretor executivo da Associação, Antônio Krigger, participaram de reunião por vídeo com o governador Eduardo Leite e a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, na manhã desta sexta-feira (27). O encontro virtual ocorreu com todas as associações de municípios do estado e buscou estabelecer entendimentos mais uniformes entre as prefeituras.

Um dos pedidos do governador foi para que os municípios não emitissem mais decretos neste momento, pois o estado publicará uma nova normativa fixando medidas especificamente para os municípios. A decisão busca unificar medidas, pois, segundo o governador, foram identificadas ações destoantes de combate ao Coronavírus.

 

Além disso, Leite também informou aos prefeitos que a partir de segunda-feira (30) serão distribuídos 30 mil kits de testes rápidos da Covid-19 aos municípios. Com isso, as prefeituras irão operacionalizar a aplicação dos testes por amostragem. A medida visa identificar regiões onde possa estar havendo um contágio maior e que, por isso, merecerá mais atenção. Ainda não se sabe quantos testes serão destinados à Região Carbonífera.

 

 

A secretária Arita solicitou que hospitais de menor porte se credenciem junto à Secretaria Estadual de Saúde para o recebimento de recursos. A ação busca dotar instituições menores de estrutura necessária para eventual recebimento de pacientes contaminados pelo Coronavírus.

 

O prefeito Miguel saudou o diálogo do governador com os municípios, através das associações regionais, e disse que a região aguarda a concretização das medidas anunciadas.

 

- Os municípios estão adotando todas as ações que entendo como pertinentes neste momento, inclusive seguindo irrestritamente as orientações do estado. Precisamos, sim, de auxílio nos testes e isso vem em boa hora - destacou o presidente da Asmurc.

 

Os prefeitos da região estão em contato diário a fim de definir medidas conjuntas para toda a região. Nesta quinta-feira (27), eles se reuniram, por vídeo, e firmaram posição pela manutenção das medidas de restrição de circulação de pessoas nas cidades, seguindo as orientações do governo do estado.

 

 

 

 

Please reload

© Copyright 2019 - 2020 Grupo Meta News. Desenvolvido por Gath Soluções

META LOGO2 (1).png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube