Paciente confirmada com Covid-19 fez viagem de ônibus na linha entre Poa x Minas do Leão

04/04/2020

Uma mulher pode ter transmitido o novo coronavírus para pelo menos mais três pessoas que estavam no mesmo ônibus que ela na manhã de sexta-feira (3). A paciente, que é de Minas do Leão, estava desde a noite de quinta-feira (2), no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) onde foi testada para Covid-19. Como seu estado de saúde era bom, ela foi liberada para voltar para casa, e pegou um ônibus de volta para a cidade natal às 6h15min.

 

De acordo com a Veppo, que administra a rodoviária da Capital, mais duas pessoas estavam no no coletivo. Por volta das 22h a mulher recebeu uma ligação do HCPA confirmando o contágio pelo novo coronavírus, e ela avisou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Minas do Leão. Ela já havia sido testada para o Covid-19 no dia 20 de março, no próprio Clínicas. O primeiro exame deu negativo. Porém na quinta-feira ela começou a passar mal, com muita falta de ar, e decidiu procurar o Clínicas novamente.

Poucas horas depois de confirmado o diagnóstico a notícia se espalhou pela cidade, que tem uma população de aproximadamente oito mil pessoas. Um áudio do prefeito, Miguel Almeida, começou a circular pelo WhattsApp, no qual ele relatava o caso e reclamava por não ter sido comunicado para buscar a paciente. “É uma irresponsabilidade não termos sido avisados por nenhum órgão, teríamos mandado uma ambulância para buscar ela.” A viagem do município até Porto Alegre leva cerca de uma hora e meia.

 

 

Almeida também se mostrou preocupado com a transmissão para outras cidades, já que o ônibus faz paradas pelo caminho. “Colocou muita gente em risco, já que o ônibus também traz passageiros para Butiá”, avaliou o prefeito falando da cidade vizinha.

 

A assessoria do Clínicas ainda está levantando o caso, mas preliminarmente informou que a orientação é que casos suspeitos não fiquem internados, e mesmo pacientes diagnosticados só devem ficar no hospital se estiverem em estado grave. Também informou que os pacientes suspeitos são orientados a se locomoverem tomando todos os cuidados necessários.

 

Fonte: Correio do Povo

 

 

Please reload

© Copyright 2019 - 2020 Grupo Meta News. Desenvolvido por Gath Soluções

META LOGO2 (1).png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube