Pessoas que viajaram com mulher positivada para o Covid-19 estão sendo monitoradas

07/04/2020

De acordo com a Secretaria de Saúde de Butiá, os passageiros que tiveram contato com uma mulher de Minas do Leão que testou positivo para a Covid-19, estão sendo monitoradas. A viagem aconteceu quando ela ainda tinha apenas a suspeita da doença, sem o teste de confirmação. Segundo o prefeito de Minas do Leão, Miguel Almeida, os outros dois passageiros que estavam no ônibus são moradores da cidade de Butiá, onde o veículo parou antes de seguir para Minas do Leão.

 

Um passageiro já foi identificado pela Secretaria de Saúde de Butiá, recebeu orientações e está em isolamento domiciliar, sem apresentar sintomas. O outro passageiro ainda não foi identificado. O motorista, um fiscal e um embarcador, funcionários da empresa de ônibus que faz a linha entre os municípios, foram afastados para ficarem em isolamento.

 

 

Viagem antes do resultado

 

Segundo a Secretaria Saúde de Minas do Leão, a paciente com o diagnóstico positivo, relatou falta de ar durante uma consulta de rotina no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, na última quinta-feira (2). Por isso, teria sido solicitado o exame de Covid-19.

 

O teste foi feito, mas antes do resultado ficar pronto, ela foi liberada para voltar para casa. A mulher, então pegou um ônibus de Porto Alegre até Minas do Leão. Na sexta (3) à noite, o Hospital teria entrado em contato para confirmar o resultado positivo para coronavírus da paciente.

 

O Hospital de Clínicas informou, através de uma nota, que "os pacientes suspeitos são testados e só ficam internados em situação de maior gravidade ou complexidade. Os demais recebem todas as instruções e recomendações das equipes assistenciais para cumprirem o período de isolamento em casa". Ressaltou ainda que cumpriu o protocolo de comunicar a vigilância em saúde. (Veja nota completa abaixo)

 

Já a Prefeitura de Minas do Leão destacou que se houvesse sido comunicada da suspeita da paciente pelo hospital, teria enviado um veículo para buscá-la.

 

"Não é questão de criticar o trabalho do hospital. A gente disporia de ir lá buscá-la com uma ambulância, com toda proteção e largava direto em casa", destacou o prefeito do município, Miguel Almeida.

 

A prefeitura informou que fez contato com o hospital, que confirmou o diagnóstico da mulher.

 

"No momento que a pessoa ainda está com o exame sem o resultado, ela é suspeita, então deveria tomar cuidados mais rígidos. A gente está mandando a população ficar em casa, e uma paciente sai assim de ônibus, fica um pouco contraditório", disse o prefeito.

 

Segundo a prefeitura, um veículo estava à disposição para que moradores em tratamento se desloquem até Porto Alegre para consultas e exames, mas o transporte foi suspenso no dia 20 de março devido à pandemia de coronavírus.

 

A Secretaria de Saúde do município não informou que tratamento a mulher realiza frequentemente em Porto Alegre, nem a idade exata. Comunicou apenas que ela tem entre 30 e 40 anos. Este é o primeiro caso confirmado de coronavírus em Minas do Leão. Ele ainda não consta no boletim oficial da Secretaria Estadual de Saúde.

 

A paciente está em isolamento domiciliar com o marido, que não apresenta sintomas e também é monitorado. A secretaria de saúde também monitora outras pessoas com quem a paciente teve contato nos dias anteriores à confirmação da doença.

 

Nota do Hospital de Clínicas

 

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre não fornece informações pessoais de atendimentos a terceiros, respeitando o sigilo do paciente. Em casos da Covid-19, não é diferente. Em conformidade com as normas técnicas, pacientes suspeitos são testados e só ficam internados em situação de maior gravidade ou complexidade. Os demais recebem todas as instruções e recomendações das equipes assistenciais para cumprirem o período de isolamento em casa. Ao hospital, como estabelecem as práticas da rede de saúde, cumpre o dever de comunicar a vigilância de saúde, o que sempre é feito. O Hospital de Clínicas reforça seu compromisso com a saúde, com a comunidade e com todos que o procuram para atendimento.

 

 

Fonte: G1

 

Please reload

© Copyright 2019 - 2020 Grupo Meta News. Desenvolvido por Gath Soluções

META LOGO2 (1).png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube