Região Carbonífera passa para bandeira vermelha

20/06/2020

A nova rodada do distanciamento controlado para conter o contágio por coronavírus no RS, anunciada neste sábado (20) pelo Palácio Piratini, incluiu a bandeira vermelha na macrorregião de Porto Alegre, que inclui a Região Carbonífera e a Costa Doce. A classificação que traz repercussões como fechamento de parte do comércio e do setor de serviços.

 

O governo estadual explicou que as classificações são consequência de dois fatores: a piora contínua dos indicadores de propagação do coronavírus e da capacidade do sistema de saúde. Na região metropolitana de Porto Alegre, por exemplo, as hospitalizações confirmadas por covid-19 cresceram de 60 internações em UTI para 131, mais do que dobrando, e mais 200 pacientes clínicos internados.


Como estabelecido pelo Piratini desde o início do plano de distanciamento controlado, os prefeitos podem definir medidas sanitárias mais restritas do que as colocadas pelo governo do RS; se forem menos restritas, é necessário que as prefeituras apresentem um plano que será avaliado pela administração estadual.

 

 


A bandeira vermelha, em essência, impõe restrições mais severas àquelas adotadas em áreas com bandeira laranja: somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, mantendo 50% dos trabalhadores. Os demais locais de comércio devem ficar fechados, entre outras alterações.


Municípios que não concordarem com a bandeira vermelha, terão 24 horas para pedir reconsideração da classificação. Na segunda-feira, o governo analisará os recursos e as medidas valerão a partir de terça-feira.


Municípios atingidos pela nova classificação da bandeira vermelha:
 

Alvorada

Arambaré

Arroio dos Ratos

Barão do Triunfo

Barra do Ribeiro

Butiá

Cachoeirinha

Camaquã

Cerro Grande do Sul

Charqueadas

Chuvisca

Dom Feliciano

Eldorado do Sul

General Câmara

Glorinha

Gravataí

Guaíba

Mariana Pimentel

Minas do Leão

Porto Alegre

São Jerônimo

Sentinela do Sul

Sertão Santana

Tapes

Viamão

 

 

 

Please reload

© Copyright 2019 - 2020 Grupo Meta News. Desenvolvido por Gath Soluções

META LOGO2 (1).png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube