Nova gasolina chega aos postos de combustível

03/08/2020

O padrão da nova gasolina automotiva brasileira terá aumento de qualidade obrigatório a partir desta segunda-feira (3). A novidade trará impacto no preço. 

 

Com as mudanças, os motoristas devem obter desempenho maior dos veículos, e a fiscalização terá mais facilidade de identificar adulterações.

 

- A gasolina está sendo melhorada para que os motoristas não sintam problemas com a qualidade, não sintam perda de potência, não sintam falhas de partida, não observem problemas de falha de detonação. Não há necessidade de nenhum ajuste nos veículos para o recebimento dessa gasolina. Muito pelo contrário. Ela está vindo justamente para se adequar às novas tecnologias e mesmo para um veículo antigo, não há nenhum problema, declarou a doutora em química e especialista em regulação da ANP Ednéia Caliman.

 

O especialista em combustíveis da Petrobrás, Rogério Gonçalves, conta que a empresa começou a adaptar suas refinarias para atender às especificações desde a publicação da resolução e já está cumprindo as exigências que se tornaram obrigatórias.

 

A estatal é a maior fornecedora do combustível no país, e Rogério afirma que, além de já atender à especificação que vai começar a vigorar segunda, a Petrobrás se antecipou em relação à octanagem e já está produzindo a gasolina nos moldes do que será exigido para esse parâmetro em 2022.

 

 

A nova gasolina brasileira, mais pesada e de melhor qualidade, também é mais cara para ser produzida e tem maior preço no mercado internacional, que é usado como referência pela Petrobras para definir os preços de seus produtos.

 

Em nota, a empresa afirma que “o ganho de rendimento compensa a diferença de preço da gasolina, porque o consumidor vai rodar mais quilômetros por litro”.

 

O presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), Paulo Miranda declarou:

 

 - Trabalhamos com margens muito apertadas e nunca temos gordura para absorver eventuais aumentos. Então, quando a refinaria sobe o preço, é um efeito dominó, afirma Miranda, que torce para que se confirme a previsão de ganho de desempenho nos veículos. 

 

“Esperamos que seja verdade, porque aumento de preço é sempre ruim para todo mundo”.

 

 

 

Please reload

© Copyright 2019 - 2020 Grupo Meta News. Desenvolvido por Gath Soluções

META LOGO2 (1).png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube