
“Somente poderá haver a retomada das aulas presenciais em regiões com a bandeira laranja e amarela”, destacou Agostinho Meirelles, Secretário de Articulação e Apoio aos Municípios.
Aqui na cidade de Butiá, já houve a decisão pelo não retorno as aulas presenciais neste ano de 2020, a não ser para o 9º ano do ensino fundamental, como nos relatou o Secretário de Educação do Município, João Oliveira.
A Secretaria Municipal de Educação apresentou na última sexta feira( 21), ao Conselho Municipal de Educação uma proposta chamada de Ciclo Emergencial, que consiste em ciclar os anos letivos de 2020 e 2021, ou seja, o ano letivo 2020 concluirá no ano seguinte. Aos alunos da rede municipal de ensino será ofertado, nos primeiros meses de 2021, a retomada das habilidades e de conteúdos que não foram vencidos em 2020 devido a Pandemia do novo Coronavírus.
Não haverá reprovação neste ano(2020), pois todos os alunos que estão participando das aulas online, ou realizando as atividades impressas entregues nas escolas, avançarão para o ano seguinte, garantindo a trajetória escolar contínua.
Mas aos alunos que não realizarem nenhum tipo de atividade oferecida pela escola, será dado o status de abandono escolar e, permanecerá retido na mesma etapa no ano seguinte.
Aos alunos do 9º ano, concluintes do ensino fundamental, a proposta é o retorno as atividades presenciais no início de outubro. Serão organizadas duas turmas de 9º ano com os alunos das escolas municipais: uma pela manhã e outra pela tarde, no centro de capacitação municipal(ao lado da CEEE). Para atender estes alunos será criado pela secretaria de saúde um protocolo sanitário seguro. O local oferece estrutura física adequada para atender as necessidades da turma. A gestão pedagógica e administrativa dessas turmas de 9º ano será de responsabilidade direta e exclusiva da SMED. Durante o mês de setembro será organizado o local para receber estas turmas.
Para alunos da educação infantil ao 8º ano do ensino fundamental será mantido o ensino através das atividades remotas, o uso da plataforma digital google classroom até o final do ano letivo de 2020, sendo disponibilizado para àqueles que não têm acesso à internet, atividades impressas entregues mensalmente nas escolas.