Coronavac teve liberação para importação pela Anvisa


Nesta sexta-feira(23), a Anvisa liberou a importação de 6 milhões de doses da vacina chinesa Coronavac , que deverá ser produzida pelo Instituto Butantan , em São Paulo.


A Sinovac, farmacêutica chinesa responsável pela vacina, ainda não obteve o registro para aplicação do imunizante, a vacina está na terceira fase de testes. Mais cedo, também nesta sexta-feira, o diretor do Butantan, Dimas Covas, disse que o cronograma estipulado pelo governo de São Paulo está mantido, independentemente do que as autoridades paulistas apontam como um atraso da Anvisa na liberação da importação de matéria-prima da China.


No mesmo dia, a agência negou o entrave e liberou a compra das doses, mas a questão da importação da matéria-prima ainda não foi esclarecida.


"No momento o que nos importa é a matéria-prima, exatamente porque a fábrica, nossa linha de produção, está nesse momento parada aguardando a chegada dessa matéria-prima", disse Dimas Covas, em entrevista ao Jornal Nacional na quinta-feira (23). Em São Paulo serão criados seis novos centros para realização de testes da Coronavac em voluntários.


Se o imunizante atingir os índices necessários de eficácia e segurança, poderá ser submetido à avaliação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para registro e posterior uso na população.


Para agilizar o processo de análise de potenciais imunizantes contra o coronavírus, a Anvisa reduziu a exigência da documentação inicial e simplificou o processo de registro para que os dados dos estudos sejam enviados durante os trabalhos, e não somente ao final. No momento a testagem da vacina está sendo realizada em voluntários da saúde, no Brasil, inclusive no RS, e vai aumentar de 9 mil testados para 13 mil testados, com abertura dos centros de testagem. O imunizante precisa atingir os índices de eficácia e segurança para passar pela avaliação da Anvisa, onde precisará ser registrado e , então repassado para o uso da população. A análise da matéria pela Anvisa está prevista para o dia 4 de novembro.

© Copyright 2019 - 2020 Grupo Meta News. Desenvolvido por Gath Soluções

META LOGO2 (1).png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube