Município de Arroio dos Ratos inicia inventário de patrimônio histórico da cidade


Pensando em desenvolver o turismo histórico regional e valorizar o patrimônio cultural, a Prefeitura de Arroio dos Ratos resolveu envolver a comunidade em um projeto de educação patrimonial que visa identificar os itens com relevância cultural e histórica do município através de uma pesquisa. O projeto, proposto pela Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo do município, com recursos disponibilizados via edital público em 2019 pela Secretaria Estadual da Cultura (Sedac), consiste em elaborar o inventário do patrimônio histórico da cidade de Arroio dos Ratos que envolva reconhecimento social, histórico e cultural.


O inventário do patrimônio histórico consiste em realizar uma pesquisa histórica, documental e até cartorial que comprove o valor cultural e o contexto histórico de determinado patrimônio, que pode ser um prédio, praça, parque ou monumento, a partir das informações levantadas em pesquisa junto à população do município. Qualquer um pode participar do levantamento inicial, respondendo o formulário https://forms.gle/5N61GPyL8RHBXHpt9 até o final do mês de outubro.


Com a lista do patrimônio histórico do município validada, devidamente comprovada e documentada, os itens selecionados serão catalogados com suas características históricas e arquitetônicas como referências culturais no âmbito do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (Iphae).


“Serão pesquisados os documentos históricos que aquele patrimônio tem e avaliados sua real relevância histórica. Isso envolve trabalho de pesquisa, museologia, arquitetura, busca documental e cartorial”, explica Clarice Ficagna, diretora da Surya Projetos.


Depois de finalizado o processo, o município de Arroio dos Ratos terá um inventário do patrimônio cultural material e imaterial que será disponibilizado para as escolas e bibliotecas da região carbonífera e que poderá servir para atrair visitantes à cidade que queiram conhecer um pouco da nossa história.


Histórico de Arroio dos Ratos


A história de Arroio dos Ratos, situado a 54 km de Porto Alegre, está ligada à exploração do carvão mineral. A descoberta do mineral na região, em 1853, pelo engenheiro inglês James Johnson, deu início a um importante ciclo econômico, que durou décadas, tornando-se o principal polo da indústria carbonífera do Brasil. Seus primeiros colonizadores foram os ingleses, alemães, italianos, portugueses e espanhóis.


© Copyright 2019 - 2020 Grupo Meta News. Desenvolvido por Gath Soluções

META LOGO2 (1).png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube