A importância de praticar uma atividade física - Parte 3


Acompanhe a terceira matéria da nossa série de reportagens sobre atividades físicas na temporada de verão.


Corpo sarado, resistência física, prática de esportes, malhação, tudo vale para fugir do sedentarismo, e buscar junto uma melhora estética.


Nesta terceira matéria da série que fala sobre atividades físicas na temporada de verão, nós conversamos com o pessoal do Box Ax, que nos contou um pouco sobre a sua proposta de trabalho para seus clientes.


De acordo com Lucas Machado, proprietário do Box Ax, o Crosstraining, principal modalidade praticada no Box, é uma modalidade esportiva muito abrangente. Sua base é o dinamismo e não a repetição, com um leque de modalidades de treinamento (força, resistência muscular localizada, cardio, pliometria, etc.), visando condicionar e maximizar as valências físicas dos praticantes.


- O objetivo maior, é desenvolver e aprimorar as capacidades físicas que temos: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão, contou Lucas.


Questionado se tem limite de idade para praticar esta atividade física, Lucas afirmou que não existe "idade limite", citando o Coach Greg Glasmann "A verdade impressionante é de que os mesmíssimos métodos que proporcionam uma resposta ideal em atletas olímpicos ou profissionais também otimizarão a respectiva resposta em participantes idosos. Claro, não podemos pedir que sua avó execute o agachamento com a mesma carga que colocaríamos para um esquiador olímpico, mas ambos precisam agachar."


- Uma grande dúvida das pessoas é sobre o gasto médio calórico nas nossas atividades. Isso é algo muito superestimado e geralmente se usa isso para vender um resultado que muitas vezes não é palpável. Então vamos deixar claro, não é sobre a quantidade de calorias que você queima e nem tão pouco sobre o peso que você perde. Tem muito mais haver com a qualidade de vida que você ganha, enfatizou.

Lucas falou ainda sobre os benefícios da atividade de Cross Training:


- Se analisarmos que o exercício físico é uma arma poderosa contra as doenças crônicas não transmissíveis que podemos citar: hipertensão arterial, o diabetes, cânceres e as doenças respiratórias crônicas que representam as principais doenças crônicas não transmissíveis. Consideradas silenciosas, por se desenvolver ao longo da vida, e responsáveis por 72% óbitos no Brasil, informou ressaltando que o grande benefício é a saúde!


Quanto a terceira idade, o professor afirmou que é importante analisar um idoso que começa a treinar depois dos seus 70 anos, os principais benefícios seriam a funcionalidade de suas capacidades e sua independência. Também poderia ser analisada uma pessoa que tem depressão e o exercício físico nestes casos minimiza muito os impactos que essa doença tão séria causa nas pessoas.


- Eu teria inúmeros pontos de vista, e todos levariam ao ponto que exercício físico é o melhor "remédio" e o menos nocivo para o corpo humano, disse.


Para Lucas, o Cross é maravilhoso!


- No "piso preto", as pessoas só estão buscando sua dose de superação diária, não é como está o seu abdômen, ou o tamanho do seu braço. É o quanto você está buscando ser melhor cada dia! O quanto você consegue transferir da sua atividade diária para as outras situações de sua vida. Principalmente, entender que antes do estético temos uma mente que necessita muito de exercício físico e o Cross transforma a mentalidade das pessoas! Eu acredito nisso, eu vivo isso e eu transmito isso, exaltou o professor que é apaixonado pela sua profissão.


A maioria das práticas de exercícios físicos vende algo instantâneo, que meche diretamente com a estética do corpo das pessoas, mas segundo Lucas, grande parte das pessoas não tem a percepção que as coisas acontecem gradativamente.


- Quando observamos uma pessoa movendo uma grande carga, num levantamento de peso olímpico, ou, fazendo um movimento de ginastica com precisão elas logo pensam: "eu não sei fazer isso", e por muitas vezes nem tentam. Nossa maior missão é desmistificar isso, mostrar que elas podem viver uma experiência totalmente nova, com adesão, com superação e muita interação social, concluiu.

© Copyright 2019 - 2021 Grupo Meta News. Desenvolvido por Gath Soluções

META LOGO2 (1).png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube