BANCO DE ALIMENTOS EM BUTIÁ - Uma Iniciativa Empresarial pela Cidadania

As organizações da sociedade civil butiaense, orientadas pela Rede de Banco de Alimentos - RS, obteve as indicações dos representantes para o Núcleo do Banco de Alimentos de Butiá. Marcelo Antunes Filho - Maçonaria; Antonio Moyses Nietiedt - Sicredi; Ticiano Marins - Rotary Club; Joel Maraschin - Lions Club; Miguel Almeida - Sindicato Rural; Cezar Lopes - UMOSIC. Estas respeitadas instituições, que se somada às datas das suas fundações, ultrapassam seiscentos e cinquenta anos de existência.



Os bancos alimentares, ou bancos de alimentos, são organizações sem fins lucrativos baseadas no voluntariado e que têm como objetivo a angariação de donativos de bens alimentares e a recuperação de excedentes alimentares da sociedade para redistribuir entre as pessoas necessitadas, evitando qualquer desperdício, ou mau uso.

Os bancos alimentares operam em sociedades desenvolvidas e despertam o espírito solidário e difundem os valores humanos e culturais necessários para ajudar a mitigar a cruel contradição que se manifesta na existência de excedentes alimentares e as bolsas de pobreza e marginalização existentes.

Os bancos alimentares não entregam comida diretamente às pessoas necessitadas mas sim a instituições caritativas e de ajuda social oficialmente reconhecidas, e que têm um contato mais próximo com os cidadãos necessitados. Os bancos alimentares atuam, além da recolha de alimentos, através de ações educativas e profiláticas voltadas às comunidades atendidas e incentiva a ação certa para o fim da cultura do desperdício e para a promoção da cidadania consciente.

O Banco de Alimentos é uma organização da Sociedade Civil de Interesse Público, criado no ano de 2000, no Conselho de Cidadania da FIERGS, que desde então já arrecadou e distribuiu mais de 60 milhões de quilos de alimentos. Somente durante a pandemia distribuiu mais de 2 milhões de quilos de gêneros alimentícios beneficiando cerca de 300 instituições de Porto Alegre.

O Banco de Alimentos de Porto Alegre foi o primeiro Banco de Alimentos criado no Brasil. Buscando ampliar as atividades do Banco, e visando levar seus benefícios a outras localidades, e ainda estabelecer uma padronização de serviços e alinhamento da metodologia, foi criada em 2007, a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul.




MAÇONARIA - A Maçonaria (304 anos - 1717) é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista, que tem como objetivo a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes, tornando a humanidade melhor pelo amor, tolerância, igualdade e respeito. Não sendo constituída para obter lucro pessoal de nenhuma classe, suas arrecadações e seus recursos são destinados ao bem-estar do gênero humano, sem distinção de nacionalidade, sexo, raça ou religião.

A liberdade e a igualdade de direitos dos indivíduos e dos grupos humanos, bem como a fraternidade entre os homens, são princípios da instituição.


SICREDI - O Sicredi - Sistema de Crédito Cooperativo (118 anos) - é um sistema de cooperativas de crédito brasileira, fundada em 28 de dezembro de 1902, com mais de 2.000 agências, distribuídas em 23 estados e no Distrito Federal. O sistema já superou 4 milhões de associados. É um dos três principais sistemas de cooperativas de crédito brasileiros e o primeiro do ramo no país.


LIONS CLUBE - Lions Clubs International (103 anos) - é uma organização internacional de clubes de serviço, fundada em 10 de outubro de 1917, cujo objetivo é promover o entendimento entre as pessoas em uma escala internacional, atender a causas humanitárias, e promover trabalhos voltados a comunidades locais. Em 2018, contava com mais de 47 mil clubes locais em 210 países e 1,5 milhões de membros.


ROTARY CLUB - O Rotary International (116 anos) - é uma associação de clubes de serviços, fundada em 23 de fevereiro de 1905, cujo objetivo declarado é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos (expressos através da Prova Quádrupla) e a paz a nível internacional. Existem mais de 34 mil clubes Rotary no mundo, com cerca de 1,3 milhões de membros, chamados rotarianos.


SINDICATO RURAL - O Sindicato Rural de Butiá e Minas do Leão (51 anos) - tem o propósito de defender os direitos, reivindicações e interesses do produtor rural, fundado em 30 de janeiro de 1970, já passaram 11 presidentes pela entidade.


UMOSIC - União do Movimento Sindical e Comunitário (12 anos) - Tem como objetivo representar, defender pautas coletivas e fortalecer as instituições comunitárias, há mais de uma década, fundada dia 20 de fevereiro de 2009, a UMOSIC vem agregando sindicatos, associações, entre outras organizações não governamentais, prestando relevantes serviços na realização de processos eleitorais das diretorias destas instituições.


Fontes: Wikipédia e bancodealimentosrs.org.br Uma Iniciativa Empresarial pela Cidadania