Pastor João da Rebanhar

Chegamos ao último dia do fatídico ano de 2020. Todos, de inúmeras formas, tem conhecimento da dificuldade que foi enfrentar tantas coisas nunca vividas antes. Mas, quais são as expectativas para 2021? Quais serão as previsões e conselhos de alguns líderes religiosos do nosso município?
O Meta Notícias no intuito de sanar a ansiedade e curiosidade sobre as previsões para o ano novo, foi conversar com líderes religiosos de Butiá.
De acordo com Paulo Machado, líder da Sociedade Espírita Kardecista de Butiá, os desafios em 2020 foram enormes, pois tiveram que fechar as portas no dia 19 março, data da última reunião mediúnica de estudo e atendimento ao público. Depois, somente em setembro que as portas puderam ser reabertas, seguindo os protocolos de distanciamento.
- Cremos que logo iremos voltar ao normal. O planeta está passando por um tempo de provas e expiações pela necessidade de evolução dos encarnados e, dos desencarnados. Nós espíritas acreditamos que Deus fez uma avalição auspiciosa, já que estávamos no limiar de uma Terceira Guerra Mundial (EUA x China). A intenção é que sejamos modificados moralmente, espiritualmente, façamos nossas preces de forma individual e evitemos aglomerações. As mensagens do Cristo e benfeitores são de otimismo e prosperidade, mas depende de fazermos a nossa parte, informou Paulo Machado.
Conversamos também com Dolores, médium no Centro Espírita, para aprofundarmos mais sobre como é vista a pandemia no sentido religioso.
Dolores nos relatou que o ano que passou foi muito difícil, mas que foi um mal necessário. Como a doutrina prega, não foi um mal enviado por Deus e sim, que tudo foi por ações negativas que a humanidade tomou, são consequências dos nossos atos.
- Essa pandemia, no nosso entendimento, foi destinada a nós por consequência de nossos próprios atos. Deus nos criou puros, para a felicidade e nós vamos adquirindo vícios ao longo de nossa trajetória, contou.
Dolores nos relatou que entramos em uma nova era, e está tudo muito desregrado.
- Para entrarmos nessa nova era, temos que nos tornar merecedores, por que ela vai acontecer a partir do momento que a humanidade melhorar.
Segundo Dolores, esse momento em que vivemos está nos ensinando que chegou a hora de nos voltarmos para a religião, de nos voltarmos para uma fé.
-Todos os caminhos nos levam a Deus, mas chegou a hora de acreditarmos que ele é onipotente, onipresente nas nossas vidas, o nosso futuro é construído no hoje. Essa é a era do amor, do vírus maior que vai nos abranger, o amor a Deus e as pessoas, concluiu.
Fomos também ao encontro da Mãe Simone de Oxum Pandá, na sua Tenda de Umbanda Quimbanda Reino de Oxum e Oxalá, para conversarmos sobre como foi o ano de 2020 para eles, e quais as expectativas para 2021?
Em conversa com Mãe Simone, ela nos relatou que no ano de 2020 muitas pessoas iam até a tenda com medo do que esse vírus poderia causar para eles.
– As pessoas nos procuravam com medo, medo de participar dos rituais e trabalhos que continuaram sendo feitos com muito sucesso. Eles acabavam procurando a religião para se acalmar e como eu digo, ter um colo da Mãe Oxum, para que os orixás purifiquem e dê força para lutar nossa guerra, disse Simone
Simone nos relatou também que os búzios já diziam antes mesmo do ano, que viria um vírus que abalaria muitas pessoas.
- Muitas pessoas através da dor iam acabar se unindo. É triste que tivesse que ser pela dor, mas muitas famílias estavam afastadas e nesse ano se uniram mais. Segundo os búzios, até o maio do ano de 2021, está pandemia chegará ao fim, informou.
Perguntamos para Mãe Simone qual a previsão para 2021 e quais os Orixás regentes?
- A mãe regente deste ano é a Iemanjá, Oxum e Oxalá. Na nossa religião a Iemanjá resolve problemas de justiça, as desavenças, a confusão. O Oxum vem para acalmar, trazendo paz, harmonia o afeto dos casais. E Oxalá vem nos trazer bastante saúde. Para a virada do ano, as cores para vestir são; azul (iemanjá), amarelo e branco, concluiu.
Mãe Simone também deixou a dica de uma simpatia para virada do ano:
- Uma folhinha de Orô com lentilha sequinha, enroladinhos num saquinho com uma moeda de um real, tem forças boas espirituais. E para saúde, uma bandeja ao Pai Oxalá, na beira da água ou em algum lugar verde, ou uma vela, até mesmo na Igreja Católica.
Procuramos também representantes da Igreja Católica para essa reportagem, mas eles não conseguiram agenda para nos atender.

Trabalhadores do Centro Espírita Kardecista

Mãe Simone