Uma receita deliciosa para seu Reveillon


Qual será o cardápio para atrair sorte na casa das pessoas nessa virada de ano?


Na maioria das casas os pratos se assemelham, seja por tradição ou crendice: carne de porco, lentilha e frutas. Cada prato conta com uma superstição popular para a virada do ano.


Muitas culturas dizem para colocar o porco no centro da mesa para atrair sorte porque ele simboliza o progresso. O tamanho de um porco inteiro também representa a abundância. E ainda dizem que é por que o porco fuça para frente, enfim não pode faltar o porco.


Encontramos para todos vocês então, uma receita de Lombo de Porco com molho Barbecue, aproveite!


Lombo de Porco ao Molho Barbecue: 1 quilo de lombo de porco, meia caixa de polpa de tomate, 5 colheres de sopa de açúcar mascavo, 2 colheres de sopa de mel, 2 colheres de sopa de água, 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico, 1 dente de alho, pimenta do reino e sal.


Preparo do molho barbecue para lombo assado: numa panela coloque o açúcar e a água e leve ao fogo baixo para o açúcar derreter e caramelizar (1-2 minutos). Em seguida coloque o alho amassado ou picado e deixe cozinhar por mais 1-2 minutos. Coloque os restantes ingredientes: a polpa de tomate, o mel e o vinagre balsâmico. Suba o fogo e fique mexendo o molho barbecue até engrossar (o ponto certo é quando você passa a colher e consegue ver o fundo).


Acerte o sabor com sal e pimenta, desligue o fogo e reserve até esfriar. Em seguida prepare o lombo de porco: retire o excesso de gordura e pique-o com uma faca (isso permitirá que o molho penetre melhor). Espalhe cerca de 2/3 do molho barbecue em todo o lombo e polvilhe pimenta do reino a gosto. Reserve por, no mínimo, 4 horas, para pegar bem o sabor. Depois polvilhe sal, cubra com papel alumínio e leve para assar no forno a 180ºC por 30 minutos. Dica: Aconselhamos colocar sal no lombo apenas no momento antes de assar, para evitar que a carne fique ressequida.


Após esse tempo, destampe o lombo e vire-o ao contrário. Devolva ao forno por mais 15 minutos, sem o papel alumínio, para dourar.


Retire novamente o lombo do forno e vire-o ao contrário. Cubra com o restante molho barbecue e, se quiser, arrume umas batatas ou outros legumes em redor do lombo. Devolva novamente ao forno, desta vez nos 200ºC, por mais 15 minutos.


Dica: Se quiser colocar batatas assando junto com o lombo, cozinhe-as previamente em água fervente e sal por 5 minutos. Desse jeito elas vão assar mais rápido e sem ficarem duras.


Depois disso está pronto seu delicioso lombo ao molho barbecue! Retire do forno e espere uns 1-2 minutinhos antes de fatiar (assim você permite que os sucos da carne assentem e ela fique mais suculenta). Sirva com batatas e salada e bom apetite!